

Orientação profissional
A orientação profissional de primeira escolha é um trabalho psicoterapêutico focal, que tem por objetivo ajudar o adolescente a desenvolver conhecimento sobre si e o mundo a fim de realizar escolhas mais conscientes e assertivas dentro de seu projeto de vida.
O processo tem duração de 12 sessões presenciais (individual ou em grupo) e uma sessão devolutiva na presença do adolescente e responsáveis para entrega do relatório do atendimento, totalizando 13 sessões. Os encontros são semanais em horários fixos.
A Orientação Profissional é dividida em 4 etapas:
1º. Autoconhecimento: o adolescente é estimulado a partir de diálogos, dinâmicas e testes psicológicos a conhecer melhor sobre si mesmo, suas habilidades e a realidade em que está inserido.
2º. Conhecimento familiar: o adolescente desenvolve junto com a psicóloga reflexões sobre sua família e as influências dela em suas escolhas.
3º. Conhecimento das profissões: por jogos, entrevistas e materiais didáticos, o adolescente terá conhecimento sobre a amplitude do mercado de formação (ensino superior, tecnólogo, licenciatura, bacharelado, empreendedorismo) e de trabalho.
4º. Escolha profissional: diante dos conhecimentos adquiridos e das reflexões desenvolvidas sobre a temática profissional o adolescente terá suporte para avaliar benefícios e desafios das possíveis formações para realizar sua escolha profissional de forma autônoma e consciente.
Durante a orientação profissional são aplicados 4 testes psicológicos que avaliam as respectivas categorias: personalidade, inteligência, atenção e interesse vocacional.
Informações adicionais:
- os encontros semanais do grupo têm duração de 2h e os individuais de 50min.
- o grupo pode ser formado de no mínimo 2 e no máximo 6 integrantes.
- os participantes do grupo devem estar todos no segundo ou terceiro ano do ensino médio.
